
O coordenador do Núcleo de Mercado Imobiliário (Real State) da Poli-USP, João da Rocha Lima Júnior, concorda que os valores cobrados pelos imóveis passam por um momento de relativamente tranquilo. Mas tudo depende se a economia brasileira vai seguir estável, com emprego e renda para quem compra e precisa investir em um financiamento de longo prazo.
Fatores que influenciam nos preços dos imóveis
O professor da Poli-USP explica que o que o preço dos imóveis depende de três fatores principais: a oferta e procura por terrenos que está acomodada no momento; margem maior para a cobertura de riscos para as construtoras e incorporadoras e a produtividade da mão de obra nas construções, ou seja se há bons profissionais no canteiro que tem boa produtividade.
Outro item que também já fez os preços subirem é a chamada especulação imobiliária. Segundo Lima Júnior, pesquisa da Poli-USP mostra que houve um momento de alta especulação em 2010, mas que isso já se estabilizou entre 2011 e o ano passado. "No primeiro semestre de 2010, em determinados bairros da classe média da capital o preço nos residenciais chegou a ser de 12% a 16% acima do valor real".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa aqui a sua mensagem. Agradeço a sua visita.